Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Pesquisa Laboratórios Multiusuários

Laboratórios Multiusuários

 

Laboratório de Microestrutura e Ecoeficiência de Materiais de Construção (LME)

O Laboratório de Microestrutura e Ecoeficiência de Materiais de Construção (LME) do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, tem por missão buscar desenvolver soluções que aumentem a ecoeficiência da construção.

O LME é um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para mitigação dos impactos ambientais dos materiais de construção, em particular os cimentícios. Alguns dos seus equipamentos são disponibilizados para a comunidade acadêmica em regime multiusuário com compartilhamento de custos. A solicitação de ensaios deverá ser submetida pelo professor responsável através do formulário abaixo, para análise da comissão coordenadora do LME.

Saiba mais: http://www.lme.pcc.usp.br/multiusuario/

 

Laboratório de Caracterização Tecnológica (LCT) 

O Laboratório de Caracterização Tecnológica (LCT) está vinculado ao Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da USP e tem por missão desenvolver conhecimento para maximizar o aproveitamento dos recursos minerais e seu uso sustentável.

O LCT conta com expressiva infraestrutura analítica e recursos humanos para atuação na área de caracterização e destaca-se como Centro Multiusuário desde meados da década de 90. Integra os Centros Nacionais Multiusuários (FINEP, MEU-FAPESP) e o Núcleo de Apoio a Pesquisa “Caracterização de Recursos Geológicos e Materiais” (USP).

O Laboratório disponibiliza acesso à sua infraestrutura aos docentes e pesquisadores de diferentes instituições de ensino/pesquisa, possibilitando a realização de análises, ensaios, uso dos equipamentos existentes e o desenvolvimento de pesquisa conjuntas. Esta utilização é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional, com valores subsidiados em relação àqueles praticados nas atividades de extensão.

Mais informações: http://lct.poli.usp.br/multiusuario