Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Ensino Graduação Aluno Atendimento ao Aluno Graduação - Modalidade Quadrimestral

Sobre a Graduação Quadrimestral

Dos 17 cursos oferecidos pela Escola Politécnica, dois deles – Engenharia de Computação e Engenharia Química – têm características que os diferenciam dos demais: eles são organizados em períodos quadrimestrais e realizados em cooperação com empresas. Os dois primeiros anos desses cursos são ministrados como os demais, ou seja, em regime semestral. A partir do terceiro ano, o aluno ingressa no regime quadrimestral, constituído de nove módulos. Desses, cinco são dedicados a aulas, nas dependências da Escola, e quatro a estágios, realizados em empresas. Os módulos acadêmico e de estágio são cursados alternadamente.

Os módulos de estágio são obrigatórios e podem ser desenvolvidos tanto no Brasil como no exterior (desde que previamente autorizado pela Escola), seja em empresas ou em laboratórios de pesquisa de universidades. A Poli supervisiona o processo e busca, por meio de seu Serviço de Estágios, promover o acesso às vagas já adequadas ao formato do curso.

A vantagem da graduação quadrimestral é que os períodos de estágio e de aulas são separados, eliminando-se os conflitos de prioridades entre a dedicação ao ensino e à prática na profissão. Além disso, o estágio é realizado em período integral, o que possibilita uma maior integração à vida profissional. Ao final do curso, o aluno já tem agregado ao seu diploma um currículo de 16 meses (mais de um ano, portanto) em atividades profissionais no mercado de trabalho, aumentando, desta forma, a sua empregabilidade.