Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Comunicação Notícias Arquivo de notícias Hospital Universitário e Pró-Reitoria de Cultura e Extensão USP fazem simpósio sobre envelhecimento

Hospital Universitário e Pró-Reitoria de Cultura e Extensão USP fazem simpósio sobre envelhecimento

Evento promovido pelo Projeto Envelhecimento Ativo será realizado no dia 3 de maio e integra o Programa Universidade Aberta à Terceira Idade. 

A equipe do Projeto Envelhecimento Ativo do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP), em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU-USP), promove o I Simpósio Rumo ao Envelhecimento Ativo. No evento, especialistas vão discutir a relação do envelhecimento com a memória, saúde, economia, resiliência e urbanismo. Ocorrerá no dia 3 de maio, das 8h às 18h, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária, São Paulo. As inscrições devem ser feitas previamente no e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou no telefone (11) 3091-9183. A participação é gratuita.

O simpósio é parte do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI), projeto instaurado em 1994 que envolve unidades da USP de oito cidades diferentes. Ele contará com a abertura do médico e professor Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade, e será dividido em cinco módulos de acordo com os temas propostos. Além de Kalache, outros dez palestrantes se apresentarão no dia. Dentre eles está a antropóloga Mirian Goldenberg. Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela já publicou mais de quinze obras referentes às suas pesquisas acadêmicas e é colunista do jornal Folha de São Paulo desde 2010.

Outros nomes importantes também comporão a mesa de debates como o economista Eduardo Giannetti, a psicóloga e professora Ecléa Bosi e o arquiteto e urbanista Marcelo de Andrade Roméro, pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP. 

“O encontro foi pensado devido ao aumento da longevidade e suas consequências para as pessoas, com a proposta do modelo de envelhecimento ativo e otimização de oportunidades para saúde, participação, segurança e aprendizado continuado”, destaca Egídio Dórea, coordenador do Projeto Envelhecimento Ativo.

Segundo ele, é imprescindível discutir os problemas do grupo etário. “Essa população, com suas habilidades e experiências, representa um valioso recurso para as comunidades, famílias e economia. A não inclusão do indivíduo idoso em planos de desenvolvimento social e econômico acarretará riscos sociais a esse público e às comunidades em geral”, aponta.

O Projeto – O Envelhecimento Ativo é uma iniciativa do HU coordenada pelo médico do Hospital Egídio Dórea, e tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários da Universidade na medida em que eles envelhecem. Para isso, conta-se com uma equipe de profissionais da saúde, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e economistas, que trabalham as várias características da vida do participante desde a saúde física até a financeira.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli- USP) foi uma das unidades pioneiras dentro da USP a aderir ao programa. Para incentivar seus funcionários, a Poli organiza uma cerimônia de premiação aos que se destacam no sistema de contagem de pontos do projeto, um sistema que contabiliza os avanços na saúde de cada participante. A última comemoração ocorreu no dia 6 de março, quando foram distribuídas medalhas aos primeiros colocados. Leia mais sobre o projeto.

(Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e Jornal da USP, com edição da Assessoria de Imprensa da Escola Politécnica).

 

Confira aqui a programação do I Simpósio Rumo ao Envelhecimento Ativo:

Abertura: Prof. Alexandre Kalache

Módulo I: Envelhecimento e Memória
Palestrantes: Profa. Ecléa Bosi; profa. Ivete Pieruccini; sra. Neuza Carvalho

Módulo II: Envelhecimento e Saúde
Palestrante: Profa. Patricia Chakur Brum; prof. Márcio Mancini

Módulo III: Envelhecimento e Economia
Palestrante: Prof. Rodrigo De Losso da S. Bueno; prof. Eduardo Giannetti

Módulo IV: Envelhecimento e Resiliência
Palestrantes: Profa. Mirian Goldenberg; Profa. Maria Júlia Kovács

Módulo V: Envelhecimento e Urbanismo
Palestrante: Prof. Marcelo Romero

--------------------

Serviço:

I Simpósio USP Rumo ao Envelhecimento Ativo
Onde: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – Auditório István Jancsó – Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo, SP
Quando: 3 de maio, das 8 às 18 horas
Inscrições e informações: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou (11) 3091-9183