Escola Politécnica da USP

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Brasil precisa formar mais doutores para avançar cientificamente nas Engenharias

Avaliação foi apresentada pelo diretor de Avaliação da Capes, que falou na Poli sobre o cenário atual da pós-graduação e tendências em avaliação.

O diretor de Avaliação da Capes, Arlindo Philippi Júnior, apresentou, na Escola Politécnica nesta segunda-feira (14/12), uma palestra na qual discutiu o cenário atual da pós-graduação no Brasil e em São Paulo, e as tendências do processo de avaliação da agência, vinculada ao Ministério da Educação. No evento, ele defendeu que o Brasil invista na formação de doutores para avançar cientificamente nas Engenharias. Segundo dados do Web of Science e mostrados por Philippi Júnior, de 2009 a 2013 o Brasil publicou 7.871 papers em Engenharia, apenas 1,55% do total de artigos publicados no mundo nessa área.

Ele começou sua palestra detalhando as linhas de ação da agência e fazendo um histórico sobre a evolução do sistema de pós-graduação brasileiro. Entre os dados apresentados estão o número de cursos recomendados pela Capes, que subiu de 2 mil para aproximadamente 3,5 mil, entre 1998 e 2004. Outro dado interessante foi o crescimento no número de egressos na pós-graduação nacional: eram 40 mil em 2005 e superou a casa dos 60 mil em 2014. O número de matrículas também saltou de 150 mil, em 2008, para quase 250 mil em 2014.

Os indicadores em Engenharia – Ele também trouxe números específicos sobre a pós-graduação em Engenharias, entre 2006 e 2014. No caso dos indicadores nacionais, mostrou que as Engenharias em 2006 tinham 267 cursos, número que subiu para 386 em 2014, o que representa um aumento de 45%. Em relação aos docentes, houve aumento de 39% – de 5.839 para 8.088. Nesse período também houve aumento tanto no número de alunos matriculados no mestrado (25%) e no doutorado (66%) quando no número de titulados – 24% no caso do mestrado, 44% no caso do doutorado.

Os dados específicos do Estado de São Paulo mostram que o número de cursos subiu 27%, de 64 para 81, entre 2006 e 2014, e o número de docentes passou de 3.469 para 4.573 (aumento de 32%). Há uma estabilização em relação ao mestrado no Estado paulista – em 2006, havia 3.528 matriculados, contra 3.513 no ano passado; 1.281 se titularam no mestrado em 2006, contra 1.312 em 2014. O doutorado ampliou, passando de 2.649 para 3.361 o número de matriculados (27% de crescimento) e de 506 para 597 o número de titulados (18%).

A segunda parte da apresentação de Arlindo Philippi Júnior foi dedicada às explicações sobre os princípios que norteiam o processo e sistema de avaliação feito pela Capes e sua importância. O diretor da agência apresentou um detalhamento do processo para a plateia, composta por alunos, docentes e funcionários da Poli e outras unidades da USP.

Foram apresentados, também, os critérios específicos das diferentes áreas de Engenharia da CAPES, feitas pelos professores Eduardo Cleto Pires, Coordenador das Engenharias I; Reinaldo Giudici, Coordenador das Engenharias II; Edgar Nobuo Mamiya, Representante do Coordenador das Engenharia III; Renato Carlson, Representante do Coordenador das Engenharias IV.

Na parte final do evento, foi dada a palavra à plateia que teve a oportunidade de colocar suas dúvidas e sugestões para melhoria do sistema.

Prestigiando o evento, fizeram parte da mesa de abertura, o Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira, Diretor da Escola Politécnica, o Prof. Dr. Vahan Agopyan, Vice-Reitor da Universidade de São Paulo; a Profa. Dra. Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco, Pró-Reitora de Pós-Graduação da USP e o Prof. Dr. Fernando José Barbin Laurindo, Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Escola Politécnica.

Veja a íntegra das apresentações aqui.

 

Trabalhos desenvolvidos na Poli-USP recebem prêmio da Revista MundoPM

A professora Marly Monteiro e o ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Poli-USP, Mauro Martens, foram anunciados vencedores do Prêmio MundoPM 2015. A tese defendida por Mauro, intitulada “Sustentabilidade em gestão de projetos e sua relação com sucesso em projetos: proposição de um modelo teórico e empírico”, foi selecionada como o melhor trabalho na categoria “Projeto Acadêmico”.

Em segundo lugar, ficou a monografia do aluno Keizo Dan Fukuyama, “Barreiras à comunicação e suas influências no desempenho de projeto”. O trabalho foi desenvolvido no curso de especialização de “Gestão de Projetos”, realizado pela Fundação Vanzolini (gerida por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Poli) em convênio com a Universidade de São Paulo.

O prêmio busca valorizar iniciativas acadêmicas de destaque para a comunidade de gerenciamento de projetos. Os trabalhos finalistas foram apresentados no 14º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos, no dia 10 de novembro. O anúncio do melhor trabalho foi realizado dia 12 de novembro, no IV Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (IV SINGEP).

Outras informações sobre o prêmio, clique aqui.

 

Solidariedade

Escola Politécnica se solidariza com povo francês e manifesta apoio.

  paris

A Escola Politécnica manifesta total solidariedade ao povo francês pelos atentados sofridos e reforça os laços de amizade e parceria acadêmica construídos ao longo dos últimos anos com a França
 
L'Escola Politécnica tient à manifester sa solidarité au peuple français et réaffirme la force de ses liens amicaux et académiques qui ont été tissés au fil des années avec la France
 

Inovações da engenharia para superar a crise são tema da abertura da 51ª SEMM

Início do evento teve a participação do presidente do IPT e da diretoria da Escola Politécnica USP

Foi realizada, na manhã desta segunda-feira, dia 9 de novembro de 2015, a abertura da 51ª edição da Semana de Estudos Mínero-Metalúrgicos (SEMM), um dos eventos mais tradicionais da Escola Politécnica da USP, no qual, há mais de cinco décadas, os alunos de graduação organizam uma semana repleta de atividades sobre o setor mínero-metalúrgico.

A abertura do evento contou com a participação de Fernando Landgraf, presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), que apresentou um panorama do posicionamento do Brasil em relação a outros países quanto à inovação, como é realizado o investimento em pesquisa e desenvolvimento no país, e o que falta para que este consiga se destacar na área. O IPT é um instituto vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e há mais de cem anos colabora para o processo de desenvolvimento do país, tendo sido originado em um laboratório da Poli-USP.

O diretor da Escola Politécnica, prof. José Roberto Castilho Piqueira, e a vice-diretora, Prof. Liedi Légi Bariani Bernucci, também estiveram presentes. O professor ressaltou a importância da engenharia de materiais, minas e metalurgia para o desenvolvimento do país, e que os alunos estão presentes nesta área fundamental. “O futuro do país é o futuro de vocês. Vocês tem que construir um país novo, e para isso é necessário engenharia de alto nível. Sem engenharia de alto nível, não haverá um novo país. Vocês vão mudar o país se vocês quiserem, aprendendo, inovando, fazendo ‘spin-offs’”, comentou Piqueira.

O diretor contou aos alunos que, este ano, a Escola terá 10 postos de empresas ‘spin-off’ a serem escolhidos entre os projetos de formatura. O Cietec - Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia ligado à USP e ao IPEN - está oferecendo 10 vagas para empresas incubadas para o final deste ano. A parceria funcionará da seguinte maneira: o aluno ou um grupo de alunos fez um projeto de formatura interessante, que pode gerar um produto. Ele manifesta interesse para a direção e poderá ter a empresa incubada na CIETEC, recebendo a infraestrutura de local físico e de profissionais que os auxiliem com a documentação e impostos, por dois anos. “Pensem nisso. A Poli terá 10 vagas por ano no CIETEC para empresas incubadas. Pensem se não vale a pena vocês pensarem em um projeto de formatura que gere riquezas para vocês e para o país”.

 A 51ª edição da Semana de Estudos Mínero-Metalúrgicos (SEMM) será realizada até a próxima sexta-feira, dia 13 de novembro. Outras informações e inscrições no site http://www.semm.com.br/, ou pelo aplicativo da SEMM, que está disponível para Android e Windows Phone.

 

XI Jornada de Ergonomia da Poli-USP será realizada nos dias 11 e 12 de novembro

Nos dias 11 e 12 de novembro, ocorrerá a “XI Jornada de Ergonomia” da Escola Politécnica da USP. Com o tema “Contribuições da Ergonomia para Projetos de Engenharia e do Trabalho”, o evento contará com a participação de convidados internacionais, além de profissionais e pesquisadores brasileiros com grande experiência na área. Serão seis sessões, com as seguintes temáticas: Trabalho, Economia e Subjetividade; Desafios para projetos inovadores a partir da realidade do trabalho; Ergonomia em Projetos de Engenharia; Ergonomia e Gestão de Operações; Do diagnóstico à intervenção: contribuições da ergonomia e do laboratório de mudanças; Organização do Trabalho, Desenvolvimento Profissional e Trabalho Coletivo. O evento é coordenado pelos Profs. Drs. Laerte Sznelwar, Uiara Montedo e Fausto Mascia, do Departamento de Engenharia de Produção da POLI-USP.

Inscrições e informações: jornadadeergonomia.blogspot.com.br (evento gratuito)

Local: Auditório Prof. Francisco Romeu Landi (Prédio da Administração – POLI-USP) - Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, Cidade Universitária, São Paulo, SP

Contato:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da Poli-USP tem inscrições abertas

Inscrições podem ser realizadas pelo site até 11 de novembro

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (CCP/PPGEE) da Escola Politécnica da USP divulgou o edital de abertura de inscrições ao processo seletivo no programa, que receberá inscrições até 11 de novembro. O PPGEE dispõe de bolsas institucionais de mestrado e doutorado. As aulas terão início no primeiro semestre de 2016. Informações sobre o PPGEE e o edital de ingresso, incluindo datas importantes, procedimentos e orientadores credenciados, estão disponíveis em: http://ppgee.poli.usp.br/

* Datas importantes:

De 19/10/2015 a 11/11/2015 – Inscrição pela página Web do Programa (http://www.ppgee.poli.usp.br).

19/11/2015 – Divulgação da lista dos candidatos inscritos.

1º/12/2015, das 14h00 às 17h00 – Prova de Conhecimentos para candidatos inscritos para Mestrado e Doutorado Direto.

03/12/2015 – Data máxima para recebimento no PPGEE das duas cartas de recomendação.

04/12/2015 – Divulgação dos convocados para a arguição.

De 07/12/2015 a 11/12/2015 – Realização da arguição.

15/12/2015 – Divulgação do resultado da seleção de ingresso.

28/01/2016, das 14h00 às 16h00 – Exame de Bolsas (só para Mestrado).

1o/02/2016 e 02/02/2016 – Matrícula na Secretaria do PPGEE

1o/02/2016 – Divulgação da lista classificatória com os candidatos aptos a serem indicados para receber uma Bolsa de Estudos de Mestrado do PPGEE.

 

Embaixadora dos EUA visita a Escola Politécnica

Ela conheceu os projetos que vem sendo desenvolvidos pelo
Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP.

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A embaixadora dos Estados Unidos Liliana Ayalde visitou na última sexta-feira (16/10) a Escola Politécnica da USP, em São Paulo, para conhecer alguns projetos de pesquisa que vem sendo desenvolvidos pela instituição. Ela foi recebida pelo coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI), Marcelo Zuffo, acompanhado da vice-diretora da Escola, Liedi Bernucci; do vice-reitor da USP, Vahan Agopyan; do presidente da Comissão de Pesquisa da Escola, Antonio Mauro Saraiva, além de diversos docentes e pesquisadores da USP.

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