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III Workshop do RCGI apresenta resultados de um ano e meio de pesquisas

Além de mostrar a evolução dos 29 projetos científicos do Centro, evento terá media training para orientar pesquisadores no trato com a imprensa.

Entre os dias 8 e 10 de agosto o Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) realiza seu terceiro workshop interno. O evento irá reunir coordenadores e pesquisadores dos 29 projetos do RCGI, que apresentarão os resultados de suas pesquisas após um ano e meio de trabalho.

Cada coordenador (ou equipe) terá 15 minutos para apresentar o que vem sendo feito em seus projetos e serão dados mais cinco minutos para perguntas e questionamentos da plateia, estimada em cerca de 150 pessoas. O workshop acontece no anfiteatro do prédio de Engenharia Mecânica e Naval, na Escola Politécnica (Poli/USP), e as inscrições podem ser feitas neste link: http://bit.ly/2u5MEFl

No dia 8, o evento começa na parte da tarde (13h30) com as boas vindas dadas por Gustavo Assi, diretor de Difusão e Comunicação do RCGI. Na sequência, o professor Julio Meneghini, diretor científico do Centro, fala sobre os novos projetos que deverão entrar no portfólio do RCGI ainda este ano.

“Temos algumas propostas de novos projetos, ainda em estudo. O carro movido a hidrogênio é um deles. Também estamos estudando projetos na área de biodigestores, em diversas linhas, com a ajuda da professora Suani Coelho, expert no tema. Temos ainda uma proposta de estudo de hubs offshore, no âmbito do conceito gas to wire, e de substituição do diesel em caminhões usados no setor de mineração, junto com a equipe do professor Kazuo Nishimoto, do Tanque de Provas Numérico da Poli-USP”, adianta Meneghini.

A abertura termina com a palavra de Guilherme Rocha, external relations da Shell, uma das financiadoras do RCGI. A partir das 15h começam as exposições dos projetos 11 a 20, todos do programa de Físico-Química, coordenado pelos professores Rita Maria de Brito Alves, Reinaldo Giudici e Claudio Oller. A chair será a professora Rita Maria.

No dia 9, a programação começa às 8h30 com os projetos do Programa de Engenharia, coordenado pelos professores Emílio C. Silva e Guenther Krieger Filho. Até as 11h40 serão mostrados os resultados dos projetos 1 a 10. O chair é o professor Emílio Silva.

Após o almoço, as exposições se concentram nos resultados dos projetos 21 a 28, inseridos no programa de Economia e Políticas de Energia, cuja coordenação é dos professores Edmilson Moutinho dos Santos, Hirdan Katarina de Medeiros Costa e Suani Teixeira Coelho. Quem recepciona os pesquisadores, neste caso, é o professor Edmilson Moutinho. O projeto 29, do Programa de Engenharia, será apresentado entre o projeto 21 e 22, às 14:20.

Meneghini lembra que o encontro é uma ótima oportunidade de integração entre a equipe de cientistas do RCGI e também uma chance de mostrar o que vem sendo pesquisado no Centro para aqueles que se interessam por estudos relacionados ao gás natural, biogás, hidrogênio e gestão, transporte e armazenamento de CO2. “Ambientes multidisciplinares criam a sinergia necessária para a resolução de problemas e um clima profícuo para a pesquisa e a inovação”, resume.

No último dia (10), entre 9h e 12h, será realizado um media training para os participantes do evento. O objetivo é fornecer informações gerais sobre como os pesquisadores do RCGI devem lidar com a imprensa. O responsável pelo treinamento é José Roberto Ferreira, diretor da Acadêmica Assessoria de Comunicação (que presta serviços de assessoria de imprensa para o RCGI) e ex-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico.

Serviço: III Workshop Interno do RCGI

Datas: 8, 9 e 10 de agosto de 2017

Horários: Dia 8 – das 13:30 às 18:30; dia 9 – das 08:30 às 17:40; dia 10 – das 09:00 às 12:00 (media training)

Local: Anfiteatro do Prédio de Engenharia Mecânica e Naval – Av. Professor Mello Moraes, 2231, Escola Politécnica da USP

Inscrições: http://bit.ly/2u5MEFl

 

Poli comemora 124 anos com apresentação da OSUSP e lançamento de Programa de Carreira

A Escola promove um evento no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, Prédio da Administração Central

No próximo dia 24 de agosto, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) completa 124 anos de existência. Para marcar a data, a Diretoria promove uma apresentação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e a abertura do Programa de Carreira, uma parceria com o Fundo Patrimonial Amigos da Poli. O evento acontecerá no dia 21 de agosto, às 17 horas, no Prédio da Administração Central da Escola.

A programação contará com obras de Gustav Holst, Mozart e Cadima, e será seguida por uma explicação a respeito da abertura do Programa de Carreira, uma espécie de embrião de um escritório de carreira voltado aos alunos da graduação. O Programa tem duração de sete meses e proporciona aos alunos da Poli treinamentos, estágios de férias e mentoria individual com o objetivo de auxiliá-los no gerenciamento de suas vidas profissionais.

Saiba mais sobre o Programa aqui.

Histórico da Escola – A Poli foi fundada no ano de 1893 por Antonio Francisco de Paula Souza, cuja experiência na Escola Politécnica da Suíça o motivou a criar uma instituição de ensino nos mesmos moldes, aliando forte ensino teórico à formação prática aplicada, e visando formar profissionais que atendessem aos avanços tecnológicos. Sua primeira instalação foi o Solar do Marques de Três Rios, na Avenida Tiradentes, passando para a Estação da Luz, em 1960, e posteriormente para a Cidade Universitária, com a criação da USP.

Atualmente, as instalações da Poli representam cerca de 7% da área total da Universidade, com nove prédios, 15 Departamentos, 17 cursos, cerca de 500 docentes e cinco mil alunos. Ela é considerada uma das mais renomadas Escolas de Engenharia da América Latina, e possui acordos de internacionalização com diversos países ao redor do mundo, incluindo França, Alemanha, Estados Unidos, Peru, entre outros.

Serviço:

Abertura do Programa de Carreira e Apresentação da OPUSP
Data:
 21/08/2017
Horário: 17h
Local: Auditório Professor Francisco Romeu Landi, Prédio da Administração Central da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, 380 – Cidade Universitária, Butantã, São Paulo – SP)

Inscrições: https://www.eventbrite.com/e/abertura-programa-de-carreira-e-124-anos-de-escola-politecnica-da-usp-tickets-36593249394

 

Poli-USP divulga edital de processo seletivo para Pós-Graduação em Engenharia de Produção

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) abre inscrições, de 01/08 a 20/09/17, para o processo seletivo de ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Instituição. Com uma única área de concentração, o Programa possui cinco linhas de pesquisa: Economia da Produção e Engenharia Financeira (EPEF); Gestão de Operações e Logística (GOL); Gestão da Tecnologia da Informação (GTI); Qualidade e Engenharia do Produto (QEP); e Trabalho, Tecnologia e Organização (TTO).

O processo seletivo é dividido em duas fases eliminatórias. Na primeira, que acontecerá no dia 20 de outubro, os alunos serão submetidos a um teste aplicado e avaliado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Os candidatos com melhor desempenho geral no exame participarão da segunda fase. Esta etapa, que ocorrerá no dia 29 de novembro, consiste em uma prova escrita e na avaliação do projeto de pesquisa dos candidatos pelos grupos de pesquisa do PPGEP.

Poderá ser dispensado da primeira fase o candidato que apresentar o resultado obtido nos certificados internacionais Graduate Management Admission Test (GMAT) e Graduate Record Examination (GRE). Informações adicionais sobre os requisitos exigidos para a consideração da nota destes exames, outras formas de dispensa das provas do processo e participação de candidatos de fora do Brasil estão disponíveis no edital.

Os alunos aprovados no Programa poderão pleitear bolsas oferecidas por agências de fomento, dependendo da disponibilidade dessas.

O resultado final será divulgado no dia 11 de dezembro, no site do PPGEP. As matrículas serão realizadas no início de 2018 (data a definir).

Datas das apresentações das linhas de pesquisa do PPGEP-USP 2017-18 e outras informações: http://ppgep.poli.usp.br/processo-seletivo

Edital: clique aqui

 

Poli-USP e Amigos da Poli preparam estudantes para o mercado de trabalho

O Programa de Carreira é uma parceira entre a Escola e o Fundo com o intuito de oferecer mentoria profissional a alunos durante sete meses 

Trinta e cinco alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) passarão os próximos sete meses sendo preparados para ingressar no mercado de trabalho. É o que promete o Programa de Carreira, fruto de uma parceria entre a Escola e o Fundo Patrimonial Amigos da Poli. O Programa irá oferecer treinamentos diversos, como palestras, workshops e oficinas, além de um estágio de férias acompanhado de mentoria individual. Para oficializar a abertura do Programa, o Amigos da Poli realiza um evento no dia 21 de agosto, às 17 horas, no prédio da Administração Central da Escola, em São Paulo.

O autoconhecimento, o planejamento de carreira e o desenvolvimento de diversas habilidades tendo em vista preparação para o mercado de trabalho serão alguns dos tópicos abordados ao longo do treinamento. O processo de seleção de 35 dos 304 alunos inscritos contou com formulários, provas e entrevistas com o objetivo de abranger as diversas áreas da Engenharia e, assim, selecionar um grupo multidisciplinar.

O projeto é o embrião da criação de um escritório de carreira nos moldes do Career Development Office (CDO), programa de mentoria muito comum nos Estados Unidos que auxilia estudantes das universidades a se prepararem para o mercado.

Como funcionará - Logo nas primeiras sessões, os alunos participam de workshops de autoconhecimento para identificar seus pontos fortes e fracos e avaliar como melhorar suas qualidades para o ingresso no mercado de trabalho. Além disso, uma série de treinamentos abordam técnicas de resolução de problemas, estratégia e finanças corporativas.

Ao longo do Programa, os alunos são acompanhados por um mentor politécnico recém-formado, que compartilha aprendizados sobre os desafios encontrados no ambiente profissional e ajuda o aluno a conhecer os setores com as melhores oportunidades profissionais.

Na etapa final, os alunos participam de um estágio de férias com o objetivo de executar um projeto desafiador para uma empresa e com o suporte de um gestor. Empresas como Natura, Oxiteno, Klabin e Raia Drogasil são parceiras do projeto.

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Serviço:

Abertura do Programa de Carreira e Apresentação da OPUSP
Data:
 21/08/2017
Horário: 17h
Local: Auditório Professor Francisco Romeu Landi, Prédio da Administração Central da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, 380 – Cidade Universitária, Butantã, São Paulo – SP)

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As inscrições na abertura podem ser feitas de duas formas: 

 

Via confirmação para o email  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ;

Via ingresso: https://www.eventbrite.com/e/abertura-programa-de-carreira-e-124-anos-de-escola-politecnica-da-usp-tickets-36593249394


 

 

Professor da Poli-USP lança livro sobre fluidos derivados do petróleo

Obra é voltada ao ensino da graduação, pesquisa e uso profissional em diversos cursos de Engenharia

O professor aposentado do Departamento de Engenharia Química (PQI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Luiz Roberto Terron, lança o livro “Propriedades dos Fluidos Derivados do Petróleo” pela LTC Editora.

A obra é voltada ao ensino da graduação, pesquisa e uso profissional em diversos cursos da Engenharia, e trata de assuntos como os meios de discriminação dos constituintes do petróleo; propriedades volumétricas, calóricas e equilíbrio líquido-vapor de hidrocarbonetos e misturas; técnicas de medições experimentais; análise de petróleo e frações; e modelagem e cálculo das propriedades de caracterização. Ao final, há ainda um capítulo com exercícios para ajudar na compreensão e assimilação dos conteúdos.

O livro é fruto de uma disciplina de graduação ministrada a alunos do curso de Engenharia de Petróleo da Poli oferecida pelo PQI. Terron foi o responsável por montar a estrutura das aulas e ministrá-las por mais de 10 anos, e conta que a ideia de juntar todas as experiências vividas como docente da matéria partiu daí. Ao todo, foram dois anos de produção da obra e o mesmo período para edições finais.

O professor afirma que a obra pretende ajudar a preencher a lacuna que a Engenharia de Petróleo possui atualmente no Brasil: os 42 cursos existentes no país não são capazes de atender a demanda de mais de sete mil vagas de engenheiros de petróleo existentes. Ele também defende que o conteúdo da obra pode ser utilizado para a consulta de pós-graduandos e profissionais da área.

Sobre o docente - Luiz Roberto Terron formou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e realizou o mestrado, doutorado e livre-docência na Poli. Foi professor associado do PQI, onde lecionou disciplinas de graduação e de pós-graduação. Atualmente, é professor sênior e ministra a disciplina de Propriedades dos Fluidos Derivados de Petróleo para o curso de Engenharia de Petróleo, além de coordenador do Petrofluid, laboratório da Escola.

 

Brasileiros conquistam melhor colocação da história em olimpíada internacional de física

Treinamento prático para a competição foi realizado na Poli-USP

Pelo segundo ano consecutivo, a equipe brasileira que participa da Olimpíada Internacional de Física melhorou seu desempenho, trazendo três medalhas de ouro e duas de bronze da competição realizada na Indonésia. Em 2016, os brasileiros trouxeram uma medalha de ouro, uma de prata e três de bronze. Neste ano de 2017, eles melhoraram novamente a marca obtida pelo Brasil desde sua primeira participação, em 2000.

A International Physics Olympiad (IPhO) é uma competição anual entre estudantes de ensino médio, na qual podem participar 5 representantes de cada país. A 48ª edição, realizada em julho de 2017 na cidade de Yogyakarta, contou com a participação de 420 estudantes de 88 países.

O treinamento e seleção da equipe brasileira é feito pelo Comitê de Seleção Olímpica Internacional da Sociedade Brasileira de Física, coordenado pelo professor Munemasa Machida, do Instituto de Física da Unicamp, do qual também faz parte o diretor da Escola Politécnica, professor José Roberto Castilho Piqueira.

No último ano, a Escola Politécnica da USP participou apenas do treinamento após a seleção dos alunos. O professor Antonio Carlos Seabra, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli-USP, conta que neste ano a Poli participou também da prova de classificação, com intensa participação dos professores Magno Teófilo Madeira da Silva e Roberto Koji Onmori,e dos técnicos de laboratório Silvano Aparecido Bergamo e Adriano de Souza do Santos, que colaboraram com a elaboração das provas e treinamentos experimentais.

“Os responsáveis pela preparação dos estudantes pediu o apoio da Poli por que havia uma carência de atividades de preparação envolvendo experimentos com circuitos elétricos e eletrônicos”, conta Seabra. A coordenação buscou o apoio da Poli para o treinamento prático, uma vez que os estudantes tem uma base teórica de nível medalhista, porém uma deficiência no traquejo experimental. “A Poli veio justamente contribuir nesse traquejo experimental e, pelos resultados que estão sendo divulgados, a participação da Escola na preparação sem dúvida alguma colaborou para o desempenho no IPO2017”, comemora Seabra, e finaliza: “Para a Poli é muito importante que estudantes talentosos do ensino médio conheçam a Escola e considerem optar por engenharia no vestibular”.

 

Alunos de Engenharia Civil da Poli-USP utilizam túnel de vento do IPT em trabalho final

Com informações do site do IPT

Quatro alunos do curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) utilizaram no mês de julho a infraestrutura laboratorial do túnel de vento do IPT para realizar uma série de ensaios do edifício escolhido pelo grupo como objeto de estudo do trabalho de conclusão de curso (TCC). Localizado às margens do Rio Pinheiros, na capital paulista, o Eldorado Business Tower é um complexo localizado dentro do terreno do Shopping Eldorado, próximo à ponte Eusébio Matoso, que teve suas obras concluídas em 2008.

A proposta do orientador e professor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da USP, Henrique Campelo Gomes, foi de realizar um estudo em uma estrutura existente. Partindo dessa ideia, Gomes procurou o projetista responsável pela edificação, Ricardo França, diretor da França & Associados, escritório especializado em projetos de estruturas em concreto armado e protendido.

As discussões do grupo com o professor chegaram à proposta de fazer uma análise estrutural global do projeto, ou seja, uma simulação de como uma empresa real trabalharia – assim, eles assumiram a responsabilidade desde a elaboração da maquete até a execução dos ensaios e criação do modelo computacional. Para dar início aos trabalhos, os alunos receberam dos projetistas referências básicas para servirem de guia no projeto. “Para a montagem da maquete, era necessário ter informações sobre as faces a fim de definir os locais em que seria feita a instrumentação com as tomadas de pressão no túnel de vento. Recebemos os dados e alimentamos o software AutoCAD para modelar as faces do edifício”, explica Henrique Curci, um dos quatro componentes do grupo, ao lado de Jessica Sakai, Laís Kurusu e Rafael Sandoval.

Os alunos decidiram pelo uso de chapas de MDF para a montagem da maquete por causa do fácil manuseio (corte a laser). Pronto o modelo, fizeram a apresentação do projeto na primeira etapa de defesa do trabalho de conclusão. “O início do projeto foi dedicado mais ao desenvolvimento técnico do modelo físico e não se aprofundou na análise estrutural”, explica Curci.

O próximo passo foi trazer a maquete para o túnel de vento do IPT. Primeiramente, foi feita a instrumentação do modelo com as tomadas de pressão; em seguida, os alunos estudaram a camada de limite atmosférica da região onde o edifício está localizado e, finalmente, partiram para os ensaios.

“Era uma questão crucial para o projeto a execução dos testes no IPT. Desde o início, a proposta do trabalho foi desenvolver o dimensionamento e a verificação da estrutura a partir dos carregamentos de vento”, afirma ele. “Se não fosse possível utilizar a infraestrutura do túnel de vento, seria necessário mudar totalmente o projeto, e talvez nem fosse viável a sua continuação por conta das dimensões da maquete. Nosso professor orientou em 2015 um TCC que usou o túnel de vento do Instituto Mauá de Tecnologia, mas a estrutura deles não comportaria a nossa maquete por conta de suas dimensões”.

A partir do momento que em forem definidos os carregamentos, o grupo irá importar os dados para um software de análise estrutural, o TQS, que é usado para modelagem de estruturas de concreto. “Devemos desenvolver até o mês de novembro o modelo computacional, integrar os dados do túnel de vento ao software, fazer a análise e entregar o relatório”, completa Curci. “Para alunos da graduação, é uma oportunidade única ter acesso a esta estrutura e travar contato com profissionais. Estivemos no túnel de vento praticamente duas semanas, em um contato diário. Além do valor das informações obtidas, estar em contato com o ambiente de trabalho traz uma nova visão aos estudantes”. A previsão de finalização do projeto é no final de 2017.

"É importante o uso das instalações do IPT em trabalhos feitos por estudantes da USP. Pesquisadores do Instituto, alunos e professores da universidade têm muito a ganhar com essas parcerias, que poderiam ser mais frequentes", afirma o diretor-presidente do IPT, Fernando Landgraf. "O Instituto está aberto a receber mais visitas de turmas de alunos com interesses em temas de nossos laboratórios. Temos que nos esforçar para superar as barreiras que separam as duas instituições".

 


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