Escola Politécnica da USP

usp.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte


Resultado de eleições discentes EPUSP

Informamos o resultado das eleições para representação discente junto aos diversos colegiados da Escola Politécnica da USP:

 

  • Representantes discentes de graduação junto à Congregação, ao Conselho Técnico Administrativo - CTA, à Comissão de Graduação - CG, à Comissão de Cultura e Extensão Universitária - CCEx, à Comissão de Bibliotecas - CBiblio e à Comissão do Ciclo Básico – CCB, da Escola Politécnica da USP. PORTARIA Nº 2214 DE 19 DE SETEMBRO DE 2017.

Resultado Eleições Graduação

  • Representantes discentes de graduação junto à Coordenação dos cursos quadrimestrais – CCQ da Escola Politécnica da USP. PORTARIA Nº 2216 DE 19 DE SETEMBRO DE 2017.

Resultado Eleições Quadrimestral

  • Representantes discentes de pós-graduação junto à Congregação, à Comissão de Pós-Graduação – CPG, à Comissão de Pesquisa – CPq e à Comissão de Biblioteca – CBIBLIO. PORTARIA Nº 2215 DE 19 DE SETEMBRO DE 2017.

Resultado Eleições Pós

Os mandatos somente terão início após a validação do processo eleitoral pela Procuradoria Geral da USP.

 

Homologadas as eleições discentes para exercício 2018 no PME, PMR e programa de pós PPGEM

HOMOLOGAÇÃO DE ELEIÇÃO

            O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira, comunica as seguintes homologações de eleições discentes, para mandato de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018:

Portaria 2224/2017 – PMR

 Chapas eleitas para o Conselho de Departamento – PMR:

·        Ana Paula Manfrinatti Neuenschwander (Titular) e Luís Felipe Gomes de Oliveira (Suplente)

·        Clara Ploretti Cappatto (Titular) e Ana Emilia Hernandes Dib (Suplente)

Chapa eleita a para a Comissão Coordenadora de Curso – CoC PMR: 

·        Ana Paula Manfrinatti Neuenschwander (Titular) e Luís Felipe Gomes de Oliveira (Suplente)

Portaria 2225/2017 – PPGEM:

Chapa deferida:

·        Ely Mendes Lopes Filho (Titular) e Luís Henrique Camargo Quiroz (Suplente)

Portaria nº 2223/2017 - PME

Chapas eleitas para o Conselho de Departamento - PME:

·        Sabrina Dotta Noschang (Titular) e Vitoria Garcia Bittar (Suplente)

·        Emerson Shin Takiguti Uehara (Titular) e Thiago Vilas Boas Paiva (Suplente)

Chapa eleita para a Comissão Coordenadora de Curso – CoC PME: 

·        Sabrina Dotta Noschang (Titular) e Vitoria Garcia Bittar (Suplente)

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

 

Semana de recepção de calouros da Poli fica entre as melhores da USP

A Poli-USP ficou atrás apenas da Semana de Recepção da Esalq

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) ficou com o segundo lugar no Troféu Recepção Legal, premiação da Pró-Reitoria de Graduação da USP que homenageia as unidades que fizeram as melhores recepções aos seus calouros, na programação que marca o início do ano letivo. Este ano, a semana foi realizada entre os dias 6 e 10 de março, e teve a campanha “Vamos comemorar juntos”, reforçando que a violência não faz parte da recepção.

Instituída em 1998, a Semana de Recepção aos Calouros foi criada com o objetivo de incentivar as unidades a promoverem uma melhor integração entre alunos novos e veteranos. Durante a primeira semana do ano letivo, as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais.

O professor Augusto Camara Neiva, Presidente da Comissão do Ciclo Básico e que coordenou o evento na Poli, explica que a Semana é o início de um processo de acolhimento do aluno ingressante. “Um início que poderá ter momentos marcantes para uma parcela ampla dos estudantes”, ressalta. Neste sentido, a Semana de Recepção representa uma grande ação coordenada para apresentar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da unidade.

O docente ressaltou que a organização da Recepção não é um trabalho centralizado, mas conta com a soma de diversas atividades independentes, sejam elas da diretoria, dos 15 Departamentos da Escola e das organizações estudantis. Neste ano, os calouros puderam visitar as instalações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que foi originado na Poli e hoje presta diversos tipos de serviços técnicos à sociedade.

Entre os seis principais objetivos do evento estão: apresentar com dados concretos tanto sobre a Poli quanto sobre a USP, para despertar no ingressante o orgulho pela história das instituições em que estuda; ressaltar a importância da dedicação para fazer frente aos desafios acadêmicos propostos nas disciplinas; apresentar atividades extracurriculares e possibilidades de atuação profissional na Engenharia; explicar a estrutura curricular; e tratar das questões éticas em diversos âmbitos.

A notícia sobre a premiação está disponível no Jornal da USP.

 

Pós-graduação e MBA: Fundação Vanzolini abre inscrições para turmas de 2018

A Fundação Vanzolini, instituição mantida e gerida por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, está com inscrições abertas para cinco novas turmas dos cursos de Pós-Graduação MBA nas áreas de gestão e negócios. Com carga horária de até 472 horas, os cursos têm início previsto para janeiro e fevereiro de 2018 e são realizados em convênio com a USP.

·      Pós-graduação em Gestão de Projetos
Inscrições até: 12/01/2018 l Início em: 19/1/2018 | Horário: 6º feira das 19h às 22h30 e Sábado das 8h30 às 11h30.

·      Pós-graduação em Qualidade e Produtividade
Inscrições até: 22/01/2018 l Início em: 29/1/2018 | Horário: 2ª e 4ª feira - 19h30 às 22h30.

·      Pós-graduação em Administração Industrial
Inscrições até: 22/1/2018 l Início em: 29/1/2018 | Horário: 2ª a 5ª feira das 19h30 às 22h30 e Sábado das 8h às 14h30.

·      Pós-graduação em Logística Empresarial
Inscrições até 19/02/2018 l Início em: 26/02/2018 l Horário: 2ª e 3 ª feira das 19h às 22h20

·      MBA em Gestão da Produção
Inscrições até: 18/2/2018 l Início em: 24/2/2018 | Horário: Sábado das 8h às 15h30.

Outras informações sobre os cursos e novidades da Instituição podem ser encontradas no site: www.vanzolini.org.br/cursos

Sobre a Fundação Vanzolini:

A Fundação Vanzolini é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada em 1967, mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Tem como objetivo desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos inerentes à Engenharia de Produção, à Administração Industrial, à Gestão de Operações e às demais atividades correlatas que realiza, com total caráter inovador.

A instituição também prioriza seus projetos e atividades de Educação por relevância econômica e social e, por esse motivo, pauta sua atuação por critérios de excelência acadêmicos, profissionais e éticos. Desde 1995, pesquisa, desenvolve, implanta e gerencia soluções de educação em rede e/ou à distância, aplicando os conhecimentos da engenharia de produção, utilizando diversas tecnologias ligadas à internet, à interatividade e à TV. Mediante a qualidade e impacto resultantes desses projetos junto ao setor público e educacional, em 2003 consolidou uma área institucional específica: a Gestão de Tecnologias em Educação (GTE).

A Fundação Vanzolini é centro de referência internacional em temas de destaque para as empresas privadas e para os órgãos e entidades do setor público que buscam alcançar e manter padrões elevados de desempenho.

 

Divulgados os resultado de eleições discentes em Conselhos e CoC do PMI e PMT

Resultado de eleições discentes EPUSP

Informamos o resultado das eleições abaixo relacionadas:

Portaria 2230/2017 – PMT – Conselho e CoC:

Chapa eleita para o Conselho de Departamento – PMT:

·         Rodrigo Rossi Viana (Titular) e Arthur da Rocha Albertini (Suplente)

Chapa eleita para a Comissão Coordenadora de Curso – CoC PMT: 

·         Rodrigo Rossi Viana (Titular) e Natalia Alberti Guedes (Suplente)

Portaria 2231/2017 – PMI – Conselho e CoC:

Chapa eleita para o Conselho de Departamento – PMI:

·         Eriky Yukio Kunitake (Titular) e Eduardo Henrique Marsola Nino de Guzman (Suplente)

Chapa eleita para a Comissão Coordenadora de Curso – CoC PMI: 

·         Thor Martins Saprudsky (Titular) e Caroline Nascimento dos Santos (Suplente)

Portaria 2235/2017 – CCP PMI:

Chapa eleita:

·         Paula Oliveira Figueiredo (Titular) e Lívia Marques Faustino (Suplente)

Os mandatos somente terão início após a validação do processo eleitoral pela Procuradoria Geral da USP.

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

 

Poli-USP realiza curso de difusão sobre Bibliometria em janeiro de 2018

No dia 22 de janeiro de 2018, das 8h às 17h, o Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP realiza o curso de difusão “Bibliometria: Teoria e Prática”. Coordenado pela Profa. Dra. Marly Monteiro de Carvalho, o curso é ministrado pelos doutorandos Diego Honorato Clemente e Graziela Darla Araújo Galvão (PPGEP-USP) e voltado a estudantes de graduação e pós-graduação de quaisquer áreas do conhecimento que tenham interesse sobre o método bibliométrico.

A bibliometria tem sido uma técnica bastante difundida para realização da pesquisa acadêmica e com um grande potencial de publicação de seus resultados em periódicos de alto impacto. É útil na formação desde alunos de graduação, na fase de monografia, até mestrado e doutorado.

O objetivo do curso é difundir os conhecimentos sobre a aplicação do método bibliométrico, sendo utilizados em aula os softwares VosViewer e Ucinet. Além de uma introdução teórica sobre a bibliometria, o curso enfatiza a prática através das etapas para realizar uma análise bibliométrica: (i) processo de amostragem e busca nas bases científicas, (ii) extração de dados e arquivamento e (iii) análises descritivas e de redes sociais. Ao final do curso, o participante estará apto a realizar todas as etapas da bibliometria.

As inscrições para o curso ocorrem até o dia 15 de janeiro de 2018, de duas formas: online através do site http://www.vanzolini.org.br; presencialmente na Fundação Vanzolini, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h (Endereços: Avenida Paulista, 967 - 3o andar - Bela Vista – SP; ou Avenida Professor Almeida Prado, 531 - Cidade Universitária – SP). Para o processo de seleção, são necessários o preenchimento da ficha de inscrição e a apresentação do Curriculum Vitae. Haverá uma análise curricular prévia para mensurar se o estudante está apto a realizar o curso, principalmente para alunos de graduação. O investimento é de R$ 370,00.

Para outras informações, entrar em contato com a Secretaria de Cursos da Fundação Vanzolini (E-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; Telefone: (11) 5525-5810).

 

Divulgado resultado das eleições discentes do Departamento de Engenharia Química

Resultado das eleições discentes do Departamento de Engenharia Química da EPUSP:

Informamos o resultado das eleições para representação discente de pós-graduação junto ao Conselho do Departamento e à Comissão de Coordenação do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Química da EPUSP, conforme a portaria nº 2229/2017:

 

Conselho do Departamento:

Chapa eleita: Juliana Mendonça Silva de Jesus (titular) e Mariana Alves de Carvalho (suplente).

CCP - PQI:

Chapa eleita: Suelen da Rocha Gomes (titular) e Tiago Mendes Ferrer (suplente).

Os mandatos terão início após a validação do processo eleitoral pela Procuradoria Geral da USP.

 

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

 


Página 1 de 27