Escola Politécnica da USP

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Mais de 600 jovens visitaram a Poli-USP no último sábado

Evento tem grandes proporções devido ao grande interesse de jovens em estudar engenharia na tradicional instituição. Inscrições costumam terminar em apenas uma manhã

Todos os anos a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo realiza uma visita monitorada a alguns de seus laboratórios, para colocar os jovens interessados em seguir a carreira de engenharia em contato com seus professores e alunos, para que possam tirar suas dúvidas e conhecer o dia-a-dia da instituição. A visita monitorada de 2018 foi realizada no sábado, dia 19 de maio, e recebeu mais de 600 alunos de ensino médio e vestibulandos, jovens que se preparam para ingressar no ensino superior. As inscrições são realizadas alguns dias antes do evento, e se esgotam rapidamente. A programação é dividida entre palestras e visitas a alguns dos laboratórios dos prédios da Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica. Esta formatação se deve ao tamanho da Escola, que tem mais de 150 mil metros quadrados, e mais de 100 laboratórios.

Os alunos são recebidos em auditórios onde assistem a três palestras. A primeira de boas-vindas, com a participação dos diretores, professores Liedi Légi Bariani Bernucci e Reinaldo Giudici, e dos presidentes de Comissões, ou seja, professores que alcançaram o topo da carreira docente e tem amplo conhecimento sobre o funcionamento da Escola. A segunda palestra foca no que é a engenharia, quais as áreas de atuação, e como é o curso de graduação. A última parte fica por conta de alunos, voluntários que explicam como é a vida universitária com sua linguagem acessível aos jovens, com um clima descontraído.

Para apresentar uma visão geral das atividades da Poli, mais de 200 profissionais - entre alunos, professores e funcionários - se dividem para orientar a visita de quatro grandes grupos de visitantes aos laboratórios e salas de aula, onde são realizadas demonstrações de experimentos, nas quais os alunos podem tirar dúvidas. Na programação também está previsto o tempo para visitação de uma feira, realizada no prédio da engenharia civil, na qual ficam à disposição alunos, professores e pesquisadores para tirar dúvidas e apresentar os projetos desenvolvidos na Escola.

A atividade faz parte do Programa USP e as Profissões, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, quee tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional. Outras informações no link.

 

Poli Recicla coleta mais de 13 toneladas de resíduos em laboratórios

Material potencialmente perigoso recebeu a correta destinação pelo programa da Escola Politécnica da USP

Entre o fim de abril e o começo de maio, foi feita, ao longo de 5 dias, uma coleta em laboratórios da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) que removeu quase 13 toneladas de resíduos químicos. A ação foi realizada pela  Prefeitura do Campus (PUSP-C) em parceria com o programa Poli Recicla, e é realizada desde 2012, pela necessidade de minimizar impactos, uma vez que o gerenciamento incorreto desse tipo de resíduo pode causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde.

Previamente à coleta, o Poli Recicla efetuou vistorias técnicas nestes locais, a  fim de averiguar as condições dos resíduos. Os itens verificados se basearam na organização, acondicionamento e identificação dos materiais. No total, foram removidas quase 13 toneladas de resíduos químicos, além de 1647 kg de ascarel, encontrado principalmente em transformadores antigos. O Poli Recicla ressalta a importância do cuidado com os resíduos químicos, a considerar identificação e forma de armazenamento, itens primordiais para a boa conduta da Escola Politécnica com os resíduos gerados.

A empresa contratada para realizar a coleta, o transporte e a destinação final dos resíduos foi a Saniplan. Conforme ressalta a companhia em seu site, além dos riscos oferecidos à saúde e ao meio ambiente, a gestão inadequada dos resíduos pode acarretar em consequências legais, sendo um assunto abordado em algumas portarias do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e na Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada pelo Decreto 7.404/10, em dezembro de 2010.

Última atualização em Ter, 22 de Maio de 2018 14:01
 

Poli-USP realiza seminário internacional sobre a produção de veículos elétricos e autônomos

O evento terá palestra do Prof. Dr. Takahiro Fujimoto, da Universidade de Tóquio, renomado pesquisador do setor automotivo mundial e autor dos best-sellers Product Development Performance e The Evolution of a Manufacturing System at Toyota

O Centro de Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e a Universidade Federal do ABC (UFABC) promovem o Simpósio Internacional Competing in the Sky and on the Ground (Competindo na Nuvem e no Solo), que debaterá a transformação por que passa o setor automotivo mundial e seus desafios tecnológicos para produzir o veículo conectado, elétrico/híbrido e autônomo. O evento será realizado no dia 16 de junho (sábado), das 9 às 12 horas, na Poli-USP, em São Paulo (SP).

O Prof. Dr. Takahiro Fujimoto, da Universidade de Tóquio, reconhecido pesquisador do setor automotivo mundial, ministrará a palestra principal: Competing in the Sky and on the Ground - Logic Behind Industrie 4.0, IoT and Connected Car. Ele abordará as mudanças disruptivas no desenvolvimento de produtos e processos produtivos nessa fase de transição do veículo a combustão para o veículo elétrico e conectado, dentro da quarta revolução industrial. O Prof. Fujimoto lidera o grupo de pesquisa em Gestão da Manufatura da Universidade de Tóquio, que estuda os impactos da Indústria 4.0 e da digitalização no desenvolvimento de produtos. Ele é autor de best-sellers como Product Development Performance e The Evolution of a Manufacturing System at Toyota.

“A disrupção tecnológica no setor automotivo é significativa. Hoje, temos o veículo a combustão manufaturado por grandes multinacionais em linhas de montagem modulares, com foco em produtividade e conceitos de Lean Manufacturing. Já o veículo elétrico traz novos players e fábricas hiperconectadas, cujo diferencial está na análise de dados, predições, previsões e estimativas, por meio da inteligência artificial, programação cognitiva e análise multivariável de dados”, diz o Prof. Dr. Ugo Ibusuki, do programa de Engenharia de Gestão da UFABC e pós-doutorando do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli-USP. Ele será o moderador do debate que acontecerá logo após a palestra do professor Fujimoto.

O Simpósio promoverá o debate sobre como a indústria fará a transição para o veículo elétrico/conectado/autônomo, considerando as mudanças no produto, nos processos produtivos e modelos de negócio. A plateia conhecerá a opinião dos pesquisadores e poderá fazer perguntas. “A participação do professor Fujimoto enriquece muito o debate, porque além de ser um dos maiores estudiosos do tema, ele vive no Japão, onde as transformações já começaram e a transição será mais rápida do que no Brasil”, diz o Prof. Dr. Paulo Kaminski, que lidera o CEA, grupo de pesquisa em Engenharia Automotiva da Poli-USP.

Outro debatedor do Seminário será o Prof. Dr. Marcelo Alves, que integra o grupo de pesquisadores do CEA da Poli-USP e tem experiência em projetos de máquinas e equipamentos, com ênfase em sistemas automotivos. “Os avanços até o momento são espetaculares e animadores. Após o desenvolvimento da tecnologia, haverá outra etapa que é o desenvolvimento da produção em série dos componentes e sistemas que tornam um veículo autônomo, o processo produtivo que possibilite o carro elétrico competitivo... São grandes desafios”, disse.  

O evento é dirigido para engenheiros e demais profissionais que trabalham ou pesquisam o setor automotivo, em todas as áreas (desenvolvimento de produto, marketing, produção, modelos de negócio, etc.). A palestra e o debate serão em inglês.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no link  https://goo.gl/Gq6hWJ  Para obter outras informações, os interessados em participar do Seminário devem escrever para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Serviço:

Simpósio Internacional: Competing in the Sky and on the Ground

Data: 16 de junho de 2018 (sábado) - das 9h00 às 12h00

Local: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Auditório da Engenharia Mecânica

Av. Prof. Mello Moraes, nº 2.231 - Cidade Universitária – São Paulo – SP

Inscrições gratuitas e obrigatórias: https://goo.gl/Gq6hWJ

Informações: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Agenda:

8h - 9h: Credenciamento

9h - 9h15: Abertura

Prof. Dr. Paulo Kaminski (CEA/Poli-USP)

9h15 -10h45: Palestra principal - Competing in the Sky and on the Ground - Logic Behind Industrie 4.0, IoT and Connected Car

Prof. Dr. Takahiro Fujimoto, da Universidade de Tóquio

10h45 -11h45:  Q&A com a plateia

Moderador:  Prof. Dr. Ugo Ibusuki (UFABC)

Debatedor: Prof. Dr. Marcelo Alves (CEA/Poli-USP)

11h45 -12h: Encerramento

Prof. Dr. Paulo Carlos Kaminski

*O evento será no idioma inglês


Informações para imprensa:
Célia Domingues (CEA - Poli/USP)
(11) 5641-0690

 

Poli-USP abre concurso para título de livre-docência em diversas áreas de especialidade

Estarão abertas, de 2 a 16 de julho de 2018, as inscrições para o concurso para obtenção do título de Livre-Docente junto aos diversos Departamentos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), em diversas áreas de especialidade. As inscrições serão realizadas presencialmente, no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos da Poli-USP, porém o memorial, comprobatórios e a tese/texto sistematizado deverão ser entregues exclusivamente em formato digital (CD, pendrive), em atendimento às resoluções 7332 e 7405 de 2017.

Como explica o artigo dos docentes da Faculdade de Medicina da USP, Olavo Pires de Camargo e Luiz Eugênio Garcez Leme, a livre-docência é “um título concedido no Brasil por uma instituição de ensino superior, mediante concurso público aberto, apenas para portadores do título de doutor, e que atesta uma qualidade superior na docência e na pesquisa”.

Acesse aqui a publicação do Edital no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Veja abaixo a lista de especialidades ou áreas:

Departamento de Engenharia de Construção Civil - PCC:

1. - Tecnologia e Gestão da Produção na Construção Civil.

2. - Engenharia de Sistemas Prediais.

3. - Materiais e Componentes de Construção Civil.

4. - Real Estate.

5. - Planejamento e Engenharia Urbanos.

6. - Tecnologia Computacional para Construção Civil.

Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais - PCS:

1. - Arquitetura de Computadores.

2. - Automação e Sistemas Convergentes.

3. - Confiabilidade e Segurança.

4. - Engenharia de Software e Banco de Dados.

5. - Fundamentos da Engenharia de Computação.

6. - Inteligência Artificial.

7. - Redes de Computadores.

8. - Tecnologia da Informação Aplicada ao Agronegócio, ao Ambiente e à Biodiversidade.

9. - Tecnologias Interativas.

Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas - PEA:

1. - Sistemas de Potência.

2. - Instrumentação e Sensores a Fibras Ópticas para Medição, Proteção e Automação de Sistemas Elétricos de Potência.

3. - Energia Elétrica.

4. - Eletrônica de Potência.

5. - Distribuição de Energia Elétrica.

6. - Automação de Processos Industriais.

7. - Elementos Finitos Aplicados a Máquinas Elétricas.

8. - Conversão Eletromecânica de Energia e Máquinas Elétricas.

9. - Proteção de Sistemas Elétricos de Potência.

10. - Compatibilidade Eletromagnética.

Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica - PEF:

1. Teoria das Estruturas;

2. Mecânica dos Sólidos Deformáveis;

3. Projeto e Métodos Construtivos de Estruturas;

4.Estruturas Correntes, Projeto e Materiais Estruturais;

5. Geomecânica;

6. Fundações e Escavações;

7. Obras de Terra e Geotecnia Ambiental.

Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental - PHA:

1. Obras Hidráulicas Fluviais e Marítimas.

2. Hidráulica Ambiental.

3. Recursos Hídricos.

4. Saneamento.

5. Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos.

7. Engenharia Ambiental.

8. Saneamento Ambiental.

9. Gestão Ambiental.

10. Poluição Ambiental.

Departamento de Engenharia Mecânica - PME:

1. - Mecânica dos Fluidos.

2. - Controle de Sistemas Dinâmicos.

3. - Dinâmica e Vibrações.

4. - Mecânica das Estruturas.

5. - Projeto e Análise de Estruturas Mecânicas.

6. - Comportamento e Seleção de Materiais para Engenharia Mecânica.

7. - Termodinâmica e Transferência de Calor e Massa.

8. - Máquinas e Sistemas Térmicos.

9. - Biomecânica.

Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo - PMI:

1. - Economia Mineral e Pesquisa Mineral.

2. - Engenharia Ambiental Aplicada à Mineração.

3. - Lavra de Minas.

4. - Mecânica de Rochas Aplicadas à Mineração e Abertura

de Vias Subterrâneas.

5. - Tratamento de Minérios.

6. - Caracterização Tecnológica

7. - Recursos Minerais Energéticos

Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos - PMR:

1. - Processos de Fabricação.

2. - Automação da Manufatura e Robótica.

3. - Métodos Computacionais Aplicados à Automação Industrial e Robótica.

4. - Engenharia Mecatrônica.

5. - Mecânica Computacional Aplicada à Engenharia Mecâtrônica.

Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais - PMT:

1. Materiais Poliméricos.

2. Materiais Metálicos.

3. Materiais Cerâmicos.

4. Processos de Metalurgia Extrativa.

5. Processos de Conformação.

Departamento de Engenharia Naval e Oceânica - PNV:

1. Projeto do Navio.

2. Hidrodinâmica de Sistemas Navais e Oceânicos.

3. Tecnologia de Construção Naval.

4. Estruturas Navais.

5. Máquinas Marítimas e Controle de Sistemas Oceânicos.

6. Transportes Marítimo e Fluvial, Planejamento Portuário e Logística.

Departamento de Engenharia Química - PQI:

1. - Análise, Simulação e Controle de Processos Químicos.

2. - Engenharia de Alimentos.

3. - Engenharia Bioquímica.

4. - Eletroquímica e Corrosão.

5. - Fenômenos de Transporte.

6. - Engenharia de Reações Químicas.

7. - Separações Térmicas e Mecânicas.

8. - Termodinâmica Química.

Departamento de Engenharia de Produção - PRO:

1. - Trabalho, Tecnologia e Organização.

2. - Gestão de Operações e Logística.

3. - Gestão da Tecnologia da Informação.

4. - Qualidade e Engenharia do Produto.

5. - Economia da Produção e Engenharia Financeira.

Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos - PSI:

1. - Circuitos e Sistemas.

2. - Materiais e Processos para Micro e Nanossistemas.

3. - Meios Eletrônicos Interativos.

4. - Metodologias de Projeto de Sistemas Digitais Integrados.

5. - Micro e Nanodispositivos.

6. - Microondas e Optoeletrônica.

7. - Neurocomputação Eletrônica e Sistemas Adaptativos.

8. - Processamento de Sinais.

9. - Processamento e Análise de Imagens.

10. - Projeto de Circuitos Integrados.

11. - Sistemas Eletrônicos para Computação Ubíqua.

12. - Microondas e Ondas Milimétricas

Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle - PTC:

1. Controle e Automação;

2. Telecomunicações;

3. Engenharia Biomédica;

4. Eletromagnetismo Aplicado a Telecomunicações;

5. Processamento e Análise Digital de Sinais.

Departamento de Engenharia de Transportes - PTR:

1. - Infraestrutura de Transportes – Sub-área: Projeto de Vias de Transportes.

2. - Planejamento e Operação de Transportes – Sub-área: Logística e Sistemas de Transporte.

3. - Aquisição, Tratamento e Uso de Informações Espaciais – Sub-Área: Geoprocessamento Aplicado à Engenharia.

4. Infraestrutura de Transportes – Sub-área: Projeto e construção de pavimentos.

5. Aquisição, Tratamento e Uso de Informações Espaciais – Sub-área: Topografia, Geodésia e Cartografia Aplicadas à Engenharia.

6. - Planejamento e Operação de Transportes – Sub-área: Transporte Urbano.

Última atualização em Qui, 17 de Maio de 2018 10:48
 

Divulgado o resultado da eleição dos servidores técnicos e administrativos para a Congregação

Foi divulgado ontem o resultado da eleição para escolha dos representantes dos servidores técnicos e administrativos junto à Congregação da EPUSP para mandato de 19.06.2018 a 18.06.2019, realizada em 15.05.2018, por meio de votação eletrônica. 

Acesse aqui o documento com a apuração dos votos.

 

Poli-USP doa obras para escola de Engenharia de Moçambique

O Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) doou mais de 300 obras ao Instituto Superior Politécnico de Tete, de Moçambique. Os 313 volumes são materiais que foram doados à biblioteca setorial de Engenharia de Minas da Poli-USP, mas estavam duplicados.

A bibliotecária Maria Cristina Martinez Bonesio conta que foram enviadas também algumas publicações do Departamento, resumos de mestrados e doutorados e alguns textos técnicos. “Trata-se da continuação da iniciativa principiada em 2016 e, recentemente repetida em dezembro de 2017. Contamos com a colaboração de alguns professores de lá, que se dispuseram a transportar o material junto a sua bagagem pessoal, no retorno a Moçambique”.

 

Protagonistas do aprendizado: alunos do Ensino Médio fazem tour por instalações da Marinha e da Poli

“Protagonistas do aprendizado”: alunos do Ensino Médio fazem tour por instalações da Marinha e da Poli-USP

Parceria consolidada entre as instituições traz estudantes para conhecer a USP pela quarta vez

Imagine sair do interior paulistano e de repente estar em uma cidade onde os prédios se perdem no céu. Deixar as salas de aula e as teorias para entrar em uma simulação de operação de um navio, ou assistir a bandeira brasileira sendo formada por ondas em um tanque com uso apenas da tecnologia. Foi o que 55 estudantes de Sorocaba vivenciaram na última quarta (9) graças ao Projeto Soamar Jovens Talentos, que chegou este ano à sua quarta edição.

Organizado pela Sociedade de Amigos da Marinha (SOAMAR), o objetivo do projeto é expandir o conhecimento de alunos do Ensino Médio nas áreas de química e física e apresentá-los a planos estratégicos da Marinha do Brasil e da Escola Politécnica, a fim de despertar interesses de carreira. Foram selecionadas 30 escolas de Sorocaba entre municipais, estaduais e privadas e cada uma teve de selecionar seus melhores alunos, não só em desempenho acadêmico, como também em comportamento e ética. Contando com aulas especiais e uma cerimônia de entrega de certificado ao final, o programa foi distribuído ao longo de quatro dias. O terceiro deles consistiu em visitar o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), localizado na Cidade Universitária, e cinco laboratórios da Escola Politécnica.

Era visível o deslumbramento dos adolescentes com o que era mostrado a eles. Tudo ali era uma novidade: uma outra cidade, grandes instituições, tecnologias avançadas, laboratórios diferentes daquilo que já conheciam. “O que eles viram é muito diferente das salas de aula convencionais. Cada [área da] engenharia que eles visitaram são projetos em andamento, são situações práticas sendo simuladas, é o aprendizado pela mão na massa, além da teoria. Certamente difere muito do que a escola oferece”, ressalta Cleide Araripe, coordenadora do Colégio Objetivo de Sorocaba, estabelecimento de ensino responsável por acolher a primeira etapa do processo.

Projetos como o Soamar Jovens Talentos quebram, em certo nível, com a tradicionalidade do ensino brasileiro, muito voltado para o vestibular. Cleide concorda que a estrutura curricular ainda é muito engessada e complementa que o diferencial está na escola que consegue aliar teoria e aprendizado pela prática, tal como a oportunidade que esses 55 alunos de Sorocaba tiveram. Nas palavras da coordenadora, é uma maneira deles serem “protagonistas do aprendizado”.

Embora não haja um relatório posterior às visitas para apurar os resultados proporcionados aos alunos, existe a pretensão de fazê-lo, conforme afirmou o Comandante Marcelo Peixoto, um dos dirigentes do projeto. Segundo a coordenadora Cleide, uma coisa é certa: eles retornam do projeto encantados e convictos, com uma formação acadêmica traçada, seja na USP, dentro ou fora da Escola Politécnica, ou na Marinha.

Veja as fotos da visita no link.

 


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